Especialistas alertam para uma disseminação persistente e ampla e apelam à adopção de medidas mais restritivas para conter o aumento de infecções.
“Se as coisas não mudarem, se continuarem no curso em que estamos, vai haver muita dor neste País, relacionada com casos adicionais, hospitalizações e mortes”, alerta o director do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas e um dos conselheiros da Casa Branca, Anthony Fauci – citado pelo portal jn.pt.
Director do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas e um dos conselheiros da Casa Branca, Fauci afirmou, esta semana, que o número de casos está a aumentar em 47 estados, uma situação que está a sobrecarregar os hospitais. Aliás, a Equipa de Resposta à Pandemia da Casa Branca, da qual Fauci faz parte, alerta para uma disseminação persistente e ampla na metade Ocidental dos EUA e apela à adopção de medidas mais restritivas para conter o aumento de infecções.
“Estamos numa trajectória muito difícil, estamos a ir na direcção errada”, lamentou Fauci, perante a estratégia do País no combate à propagação do novo Coronavírus.
De acordo com relatórios semanais, o Grupo de Trabalho da Casa Branca avisou os estados do Centro e Oeste do País de que vão ser necessárias medidas mais agressivas para reduzir o contágio.
“Continuamos a ver uma ampla e implacável disseminação na zona do Midwest e Oeste. Isto vai exigir uma mitigação agressiva para controlar a propagação silenciosa e assintomática e a propagação sintomática”, lê-se num dos relatórios.
Perante este cenário de agravamento da situação epidemiológica, o Grupo de Trabalho da Casa Branca pele aos estados que intensifiquem as medidas de Saúde Pública, como o uso de máscara de protecção e a distância físico-social. Pedem, também, que se evite multidões na via pública e as pequenas reuniões em privado.
A “taskforce” de resposta à Pandemia alertou, ainda, vários estados para os festejos do “Halloween” – Dia das Bruxas, que se celebra neste sábado, 31.
Avisou os estados de que devem estar preparados para “garantir que todos os residentes estejam cientes do potencial de disseminação viral durante as reuniões de ‘Halloween’”.