A Fundação Smart City Cabo Verde, em parceria com a ONU Habitat, promove na tarde desta quarta-feira,28, um fórum virtual com o objetivo de assinalar, antecipadamente, o dia das comunidades e cidades e envolver a sociedade civil na busca de soluções para ajustar as cidades ao contexto atual.
O fórum “Pensar cidades e comunidades smarts em Cabo Verde”, decorre na sede da ARME e conta com a presença de vários especialistas nas áreas sociológicas, tecnológicas e do urbanismo.
De acordo com a presidente da Fundação Smart City Cabo Verde, Loide Monteiro, o objetivo da atividade passa por chamar a sociedade para participar na procura de soluções para adaptar as cidades a essa nova realidade social imposta pela pandemia.
“Nós todos temos que repensar os nossos modelos sociais, ambientais, econômicos para termos maior resiliência na cidade e o objetivo é envolver toda a população. O fórum é aberto para todos podermos refletir a nova situação e ver quais os melhores modelos a serem implementados.”, disse a presidente da fundação em entrevista à RCV.
Para além de refletir o desafio social pós-Covid-19 e o planeamento urbano, com esse fórum tenciona-se também usufruir das tecnologias.
“Os estudos mostram que a tecnologia evoluiu cinco anos em três meses. Então nós também precisamos repensar como é que cada um pode tirar proveito do que a tecnologia pode nos apoiar nessa nova normalidade.”, elucida Loide Monteiro
Enquadrado nas atividades do Outubro Urbano, este fórum visa também empoderar as comunidades e sociedade civil para o cumprimento dos desafios da nova agenda urbana 2030.
O dia internacional das cidades celebra-se a 31 de outubro sob o lema “Valorizar nossas comunidades e cidades”, escolhido este ano pela Organização das Nações Unidas (ONU).