PUB

Município São Vicente

Autárquicas 2020/São Vicente: António Monteiro acusa candidatura do MpD de comprar votos

O candidato da UCID em São Vicente, vencido nas eleições autárquicas do último domingo (25), António Monteiro, acusou a candidatura do MpD de comprar votos. Regozijou-se com a duplicação do número de votantes conseguido pela UCID na ilha, em comparação com 2016 e garantiu que vai continuar a fazer as denúncias de “toda a tramoia” de Augusto Neves na autarquia.

António Monteiro falava na noite de domingo, 25, a partir da sede de campanha da UCID, em reacção aos resultados das eleições autárquicas em São Vicente.

O candidato da UCID afirmou categoricamente que grande parte do povo de São Vicente deixou-se levar pela pressão e compra de votos do MPD.

“O povo não votou de forma livre, o povo votou coagido pelo MPD e, portanto, as pessoas que não foram votar e uma abstenção elevadíssima, mais de 40%, porque o MPD, comprou bilhetes e impediu que os eleitores fossem votar”, disse Monteiro.

Neste sentido, este responsável fez um apelo às organizações internacionais em Cabo Verde para analisarem efectivamente aquilo que se vai passando nas eleições no país e, particularmente em São Vicente.

Ainda assim, Monteiro regozijou-se com o aumento para o dobro o número de votantes em São Vicente. Com isso, acredita que a UCID irá dar um contributo valioso para que São Vicente tenha uma câmara mais transparente.

“A UCID passa de cerca de cinco mil votos para sensivelmente 10 mil votos. Vai ter vereadores na câmara. A UCID vai ser líder na assembleia municipal porque iremos trabalhar neste sentido para que a Dra. Dora Pires seja presidente da Assembleia Municipal”.

Aproveitou a ocasião para pedir aos órgãos do poder judicial, à Polícia Judiciária e à Procuradoria Geral da República para investigarem o que se passou e o que se passa na câmara municipal.

“Nós não vamos deixar cair em saco roto as denúncias que temos estado a fazer há vários e vários anos, aqui esperamos que com a UCID na câmara municipal, toda a tramoia do Augusto Neves, enquanto presidente será devidamente trazida à tona e esperamos que a justiça venha a funcionar”, argumenta.

Questionado se irá assumir o cargo de vereador na Câmara Municipal de São Vicente, António Monteiro, diz que, por agora, os cerca de 10 mil cidadãos que votaram na UCID não devem ser defraudados.

“Iremos sem dúvida assumir, porque votar ‘Luta por São Vicente’ e vou mostrar às pessoas que durante o tempo que nós andamos a dizer que a Câmara é corrupta e o Augusto Neves é corrupto, é real e é verdade”.

Este entrevistado desafiou o ministro das finanças a apresentar o relatório da inspeção à Câmara municipal de São Vicente, agora que a campanha eleitoral terminou.

“Temos provas, toda a gente conhece o esquema. Debaixo da mesa, as pessoas só recebem os documentos dos terrenos depois de darem o triplo ou o quádruplo daquilo que pagaram à CMSV. De forma que há provas e eu posso dizer aqui o nome, se for o caso e estou disponível para a Procuradoria Geral da República e a polícia judiciária investigarem se for o caso”, concluiu.

O MpD, liderado por Augusto Neves venceu as eleições autárquicas em São Vicente, com 37,2% dos votos, ligeiramente acima da UCID, com 32%, seguido do PAICV com 19,5% e movimento independente Más Soncent, com 7,9% dos votos.

A abstenção nesta ilha rondou 43,3%, o que representa que 22.830 pessoas não foram às urnas. O MpD elegeu quatro vereadores, a UCID três e o PAICV dois. Para a Assembleia Municipal, o MpD elegeu nove deputados, UCID sete, PAICV quatro e Más Soncent um. Nesta ilha estavam inscritos um total de 52.668 eleitores.

PUB

PUB

PUB

To Top