PUB

Política

Incumprimento dos horários facilita abstenção – eleitor Carlos Silva

O incumprimento dos horários de votação estabelecidos pela Comissão Nacional das Eleições (CNE) também promove a abstenção. Quem o diz é o eleitor Carlos Silva, inscrito em uma das assembleias de voto de Ponta D´Água, na cidade da Praia, depois de esperar cerca de uma hora pelo início da votação.

Por ser diabético, Carlos Silva faz parte do grupo de risco, ou seja, é vulnerável à covid-19.

Para se proteger, dirigiu-se à mesa onde está inscrito às 7h da manhã, com o intuito de evitar aglomerações e exercer o seu direito com alguma tranquilidade. Entretanto, só votou perto das 8h30.

Para este eleitor, o incumprimento dos horários estabelecidos dá lugar à abstenção, pois muitas pessoas não estão dispostas a esperar numa fila para votar.

“Infelizmente não há horários em Cabo Verde. Já são 8 horas e as mesas estão fechadas, o que desmotiva algumas pessoas. Por vezes, a pessoa tem outros compromissos, ou, neste caso, sendo do grupo risco, sou obrigado a fazer aglomeração junto com outras pessoas”, lamentou.

Por outro lado, Carlos Silva observa a falta de desinfectante na entrada da assembleia de voto, ao contrário das garantias dadas anteriormente pela CNE.

Este eleitor deixa, portanto, um apelo para próximo pleitos eleitorais, ao respeito pelas regras estabelecidas, nomeadamente o horário do início da actividade eleitoral, para que todos possam votar, sem condicionantes.

 

PUB

PUB

PUB

To Top