Cabo Verde vai hoje às urnas para eleger os órgãos municipais, nos 22 concelhos do país. Ao todo, 337.083 mil eleitores inscritos são esperados nas urnas, numa luta contra a abstenção, para 1.386 assembleias de voto disponibilizadas em todo o arquipélago.
O dia “D” chegou. Hoje domingo, 25, os cabo-verdianos de Santo Antão à Brava são chamados às urnas para exercerem o seu direito de voto, para elegerem os órgãos autárquicos dos seus respectivos municípios.
No total serão eleitos 22 presidentes de câmara e respectivas assembleias municipais.
Concorrem nestas eleições municipais, 65 candidaturas, sendo 12 promovidas por grupos de cidadãos independentes e 53 de partidos políticos. Estas são também as eleições que mais jovens e mulheres integram as listas às câmaras e às assembleias municipais das 65 candidaturas.
Segundo informações avançadas pela presidente da Comissão Nacional de Eleições, Maria do Rosário Gonçalves, citada pela Inforpress, registou-se um aumento de 34.073 novos eleitores face às ultimas eleições de 2016, correspondente a 11 por cento (%).
De destacar que pela primeira vez na história das eleições cabo-verdianas, os invisuais vão poder votar sozinhos, com recurso a matrizes tácteis em braille. No total são 2.660 matrizes disponibilizadas.
Outra inovação da CNE, em relação às pessoas portadoras de deficiência, é a disponibilização de rampas de acesso para cadeirantes, em todas as escolas e assembleias de voto.
Estas eleições autárquicas 20202, ficam ensombras pelas exigências sanitárias da covid-19, a CNE garante que todas as medidas de prevenção foram tomadas, disponibilizando-se viseiras e máscaras para os membros das mesas de voto e materiais de higienização para as assembleias de voto.
Ainda segundo a Agência Cabo-verdiana de Notícias, a CNE conta igualmente com um “staff “de apoio para assegurar a organização das filas e apoiar na própria higienização das assembleias de voto. Para votar é obrigatório máscara. Cada assembleia de voto terá 300 eleitores, no máximo.
Segundo a Direcção Geral de Apoio ao Processo Eleitoral (DGAPE), citada pela mesma fonte, foram impressos um total de 793.190 boletins, sendo que 396.595 são para a Câmara Municipal e 396.595 para a Assembleia Municipal.
A nível nacional existem 1.386 mesas de voto, cada uma com quatro escrutinadores, no total de 5.544 elementos e 2.772 suplentes.
As assembleias de voto funcionam das 07h00 até às 18h00.