A adesão dos eleitores ao processo eleitoral em Ribeira da Barca, concelho de Santa Catrina de Santiago, começou a aumentar durante a manhã. O ambiente é de muita agitação. Conforme constatado pelo A NAÇÃO online, muitas pessoas já se encontram na fila para exercerem o direito de voto.
Ezequiel Vicente “Zeca”, um dos presidentes da assembleia de voto local, garante que o ambiente está “muito acelerado”, mas diz sentir-se confiante de que vão conseguir responder à demanda dos eleitores.
“Comparando com o ano 2016, está um ambiente tenso, de muita fadiga e agitação, mas nós, como representantes das mesas de voto, vamos fazer com que tudo saia da melhor forma, dentro dos padrões da CNE”, avança Ezequiel Vicente.
O mesmo acrescenta que houve um aumento do número de eleitores na Ribeira da Barca, e que isso é um “bem” para a comunidade. Pois, é dessa forma que se vê que os cidadãos estão a cumprir com o seu direito de voto e a exercer a cidadania.
Cidadão eleitor
Claudino Furtado, pescador de 51 anos, foi exercer o seu direito de voto neste domingo,25. Segundo conta, foi a partir dos anos 90 que se tornou um cidadão eleitor, para escolher o melhor governante para Santa Catarina.
“Já tive muitos anos a escolher um presidente para o meu concelho. Nunca deixei de o fazer, porque sou um cidadão eleitor. Mas, agora, espero que quando for eleito um partido, que faça uma boa governação olhando para a vila de Ribeira da Barca”, apela Claudino.
Em Ribeira da Barca todas as mesas já estão abertas e a funcionar com normalidade.