Até às 13h da tarde de hoje, a cidade do Porto Novo, Santo Antão, registou uma forte afluência de pessoas idosas e de jovens nas mesas de voto do centro da cidade. A afluência às urnas aumenta ao longo do dia, com o encerramento das celebrações religiosas. A prática de boca de urna e incumprimento do distanciamento social são os problemas mais frequentes.
Em algumas mesas de voto na cidade do Porto Novo, o A Nação online constatou forte presença de idosos que, apesar do uso de máscaras, não praticavam o distanciamento social.
Os jovens também são outro grupo que participam em massa neste pleito eleitoral. Após serem apontados como prioridade da campanha dos candidatos em Porto Novo, e de participarem ativamente no período eleitoral, é notório uma forte adesão da camada jovem nas mesas de voto do município.
Medo de contaminação
Apesar de forte presença de jovens e de idosos, conversamos com alguns doentes crónicos e grávidas que se recusam a ir às urnas temendo contaminação pela Covid-19, num momento em que o município regista transmissão comunitária da doença.
É de realçar que alguns eleitores estão a ter problemas em identificar o local de voto, devido a transferências do local de voto, causando algum constrangimento.
De resto, verifica-se gradualmente o aumento de eleitores nas assembleias de voto com o avançar do dia, contudo a prática do distanciamento social nem sempre é garantida apesar da presença de fiscais no local.
Aliás, a prática do distanciamento social, segundo a delegada da CNE no município, tem sido um dos maiores incumprimentos. A responsável local fala também em situações de desrespeito ao Código Eleitoral nomeadamente com registo de ações de campanha perto das assembleias de voto. São incumprimentos que a delegada diz já estarem resolvidos.
Os candidatos à Câmara Municipal do Porto Novo Nilton Dias (PAICV), Aníbal Fonseca (MPD) e Domingos Rodrigues (UCID) votaram de manhã.
Porto Novo tem 13.324 eleitores distribuídos por 62 assembleias de voto. O município pode eleger 17 deputados municipais e sete vereadores.