Cerca de 30 guias de Santiago, iniciam segunda-feira,19, um curso de reciclagem de guia turístico. Competências nas disciplinas de História e Cultura cabo-verdianas, Recursos Turísticos Naturais, e línguas são algumas das valências do curso.
Trata-se de uma iniciativa do Ministério do Turismo e Transportes (MTT), em parceria com a Escola de Hotelaria do Turismo de Cabo Verde (EHTCV), com o financiamento do PNUD.
A formação destina-se a guias que se encontram no activo e será dividida em dois turnos de 15 formandos respeitando o distanciamento social, e garantindo todas as condições de segurança no contexto da Covid-19.
Segundo o Ministério do Turismo e Transportes, a importância da formação e de capacitação dos recursos humanos no contexto da pandemia da Covid -19, “é essencial para o turismo por se tratar de uma atividade feita por pessoas e para pessoas, onde a segurança sanitária é um fator-chave para a qualidade e atratividade dos destinos turísticos”.
Esta acção de capacitação surge “numa altura em que se exige novas dinâmicas na procura e na oferta e se refletem numa maior exigência sobre o sector, bem como na necessidade de um maior empenho na melhoria da qualidade dos serviços e numa política de sustentabilidade e segurança sanitária.
O curso visa assim reforçar as competências destes profissionais, nomeadamente “informar e interpretar o património, os recursos turísticos do âmbito específico de atuação, através da aplicação de técnicas específicas de interação garantindo um serviço de acompanhamento e assistência a turistas com segurança e utilizando, sempre que necessário, duas línguas estrangeiras”.
Os guias irão aprimorar e reforçar as suas competências nas disciplinas de História e Cultura cabo-verdianas, Recursos Turísticos Naturais, desenho de itinerários e preparação do serviço de guia, animação Turística, francês técnico e alemão técnico para o serviço de guia bem como na Comunicação e expressão oral em português/ gestão de conflitos.