PUB

Política

Autárquicas 2020: Invisuais votam sozinhos pela primeira vez em Cabo Verde

As pessoas com deficiência visual vão poder votar sozinhos, a partir das eleições autárquicas de 25 de Outubro, garantiu a Comissão Nacional de Eleições (CNE).

Esta é a primeira vez que isto acontece na história das eleições em Cabo Verde.

Como explicou a presidente da CNE, Maria dos Rosário Gonçalves, serão colocadas matrizes tácteis em braille, em todas as assembleias de voto, de modo a permitir que os invisuais possam exercer o seu direito de voto, sem a ajuda de terceiros.

No que toca ao acesso às assembleias de voto, a responsável avançou ainda que está em curso a colocação de rampas de acesso em todas as assembleias de voto do país, para facilitar a locomoção dos eleitores cadeirantes.

Neste momento, garantiu Maria do Rosário, a fase de produção dos boletins de voto já está concluída, estando a CNE agora a nomear e a formar os membros da mesa.

Segurança sanitária

No que toca à segurança sanitária, a administração eleitoral já tem disponível equipamentos especiais, viseiras e máscaras para os membros de voto e materiais de higienização para as assembleias de voto.

A CNE contará ainda com um staff de apoio para assegurar a organização das filas e apoiar na higienização das assembleias de voto, avançou a presidente.

Para a eleição dos órgãos municipais de 2020, estão inscritos 337.083 eleitores, distribuídos em 864 mesas de voto em todo o território nacional.

Concorrem um total de 65 candidaturas, sendo 12 independentes e 53 partidárias.

De acordo com dados da CNE, no recenseamento de 2020 registou-se um aumento de 11% no número de eleitores, correspondente a mais 34.073 inscritos em relação a 2016.

PUB

PUB

PUB

To Top