Assinala-se hoje, 15 de Outubro, o Dia Mundial da Lavagem das Mãos, sob o lema “Higiene Para Todos”, num momento e que o Mundo atravessa a pandemia da covid-19.
O lema deste ano chama a atenção das pessoas para o alcance da higiene universal das mãos, relembrando que uma das maneiras mais eficazes de garantir melhores resultados de saúde, e impedir a propagação de um vírus, é também uma das mais simples: a higiene das mãos, especialmente por meio da lavagem com água e sabão.
Em nota enviada à imprensa, o Instituto Nacional da Saúde Pública (INSP) recorda que a lavagem das mãos é “uma medida simples, eficaz e acessível, que deve ser incutida desde a tenra idade e praticada nos momentos-chave, para a prevenção de doenças, principalmente no atual contexto da pandemia covid-19”.
Com o objetivo de promover esta prática e reduzir as enfermidades em Cabo Verde, o INSP, em parceria com a Organização Mundial da Saúde, vem realizando ações educativas sobre lavagem e higienização das mãos e comportamentos saudáveis, em diferentes estruturas de saúde e escolas.
São iniciativas direcionadas aos profissionais de saúde, das áreas de apoio operacional e de manipulação de alimentos das referidas estruturas de saúde e aos serventes e cozinheiras das escolas do Ensino Básico Obrigatório.
As ações têm sido realizadas nos concelhos da ilha de Santiago, de forma aleatória e pretende-se que se estenda a todos os municípios do país.
“O objetivo geral é sensibilizar e informar os auxiliares de serviços gerais, manipuladores de alimentos das Escolas para a importância da correta higienização/lavagem das mãos”, frisa o INSP.
Até agora foram contemplados os concelhos Santa Cruz, Santa Catarina, Ribeira Grande de Santiago, São Salvador do Mundo e São Domingos.