Os candidatos à presidência da Câmara Municipal da Ribeira Grande, em Santo Antão, garantem estar mais confiantes após a primeira semana de campanha eleitoral. A recepção tem sido “extraordinária”, contudo registam-se muitas preocupações nas comunidades.
Ao longo da primeira semana de campanha eleitoral as três candidaturas do concelho da Ribeira Grande, de Santo Antão, saíram às ruas, nos contactos porta-a-porta, para apresentar as suas propostas e apelar ao voto. Dois dos candidatos alegam que o povo ribeiragrandense almeja a mudança e reconhecem ser possível alcançá-la com os eixos apresentados.
“Cada dia estamos mais confiantes, tendo em conta a amabilidade com que as pessoas nos têm recebido nas casas. Já percorremos todas as localidades mais afastadas. Estamos observando que as pessoas têm sede de mudança para a Ribeira Grande”, diz Odailson Bandeira, candidato do PAICV à Câmara Municipal.
Nesta semana final, o partido pretende cobrir as duas zonas mais distantes do município, Ribeira Alta e Figueiras, respetivamente, e depois fazer uma segunda visita às comunidades de forma a consolidar a mensagem e as suas propostas.
Paulino Dias diz sentir a vontade de mudança das pessoas
A mesma percepção é partilhada por Paulino Dias, cabeça de lista do grupo independente Alternativa Ribeira Grande.
“Na primeira semana demos uma atenção especial às comunidades mais remotas, mais afastadas e às do planalto leste, também. O feedback tem sido extraordinário. No terreno sentimos claramente uma vontade de mudança e a nossa candidatura tem sido acolhida com muito encorajamento”, afirma o candidato, que diz esperar atingir o ápice no dia 25 de outubro, sendo que muitas pessoas estão a aderir ao movimento após conhecerem as propostas.
Para esta semana, o grupo independente deverá focar-se nos centros urbanos do concelho para apresentar as suas propostas.
Orlando Delgado diz-se confiante
Orlando Delgado, candidato do MpD à Câmara Municipal da Ribeira Grande, que concorre ao seu quarto mandato consecutivo, também frisa a boa recepção nas comunidades e pretende continuar no mesmo caminho. Delgado afirma ainda já ter alcançado praticamente todas as localidades do concelho.
“Vamos manter o mesmo sentido, continuar a apresentar as nossas propostas, aproximando-nos do povo. Estamos confiantes, porque somos uma lista que conhece o concelho, a nossa plataforma coincide com o plano estratégico de desenvolvimento da Ribeira Grande, e que vai ao encontro das necessidades da população”, diz Orlando Delgado.
As maiores queixas dos ribeiragrandenses têm sido a falta de acessibilidade, problemas habitacionais, e falta de oportunidades e empregos para a camada jovem, pelo que os partidos pretendem dar respostas positivas e atempadas às demandas da população.