PUB

Covid-19

“Esgotamento da capacidade hospitalar” pode estar iminente – alertam autoridades sanitárias 

O Diretor de Prevenção e Controle de Doenças Prioritárias, Jorge Barreto, alerta que o país pode vir a enfrentar um esgotamento da capacidade hospitalar em dar resposta à covid-19, se os casos positivos continuarem a aumentar.

 

Desde o início do mês de outubro que Cabo Verde tem assistido a um grande aumento de casos positivos, assim como do número de mortes que têm vindo a ser associadas à doença, afectando maioritariamente pessoas com mais de 60 anos, que sofrem de outras patologias.

Jorge Barreto, considera que “se não houver o cumprimento das medidas de prevenção, e os números dos casos continuarem a aumentar, a probabilidade de acontecer casos graves aumenta, assim como de mortes”, afirmou citado pela RCV. 

“Ai poderá haver, então, um esgotamento da capacidade de resposta que é o que não queremos que aconteça”, adverte.

Segundo Jorge Barreto, até ao momento, “os jovens de 20 a 40 anos sempre foram a maioria dos casos e continua assim e penso que talvez este seja o motivo de não ter havido o estrangulamento dos serviços de saúde com internamentos e casos muito mais graves”.

A partir de hoje, no Parlamento estará em debate uma proposta de lei do Governo relativamente ao uso obrigatório de máscaras nos espaços públicos.

A medida divide opiniões a nível internacional, quer entre médicos, quer entre a comunidade científica, estando longe de ser consensual. 

C/RCV

PUB

PUB

PUB

To Top