1- Qual é a motivação que está por detrás da sua candidatura?
Nasci e cresci em Achada Moirão. Conheço as necessidades dos tarrafalenses de Achada Lagoa a Ponta Furna. Em 45 anos de Independência, Tarrafal resume-se, no entendimento dos sucessivos governantes, a apenas dois centros urbanos: Cidade do Tarrafal e Vila de Chão Bom. As outras localidades estão completamente abandonadas e desesperançadas. Quando olho para os pré-candidatos, fico ainda mais motivado por perceber que nenhum deles conhece bem Tarrafal e merece ser Presidente da Câmara Municipal. Os candidatos dos partidos políticos não têm argumentos para pedirem votos dos tarrafalenses e não têm nada feito para mostrar à população. Por isso, com esta candidatura, abre-se uma nova esperança para Tarrafal. A nossa motivação é trabalhar para o bem da população de Tarrafal.
2- Quais as linhas gerais da sua Plataforma Eleitoral?
O Grupo Independente “Unidos por Tarrafal” apresenta como linha geral da sua Plataforma Eleitoral a “União e o trabalho”. Daí o lema que o sustenta: “Tarrafal é di nós. Nu trabadjal!”.
Pretendemos: (i) Mudar a forma de governar e relançar o desenvolvimento do Município; (ii) Garantir um cumprimento inteligente da disciplina orçamental e incentivar a resolução do problema do financiamento das empresas locais; (iii) Combater o desemprego e a pobreza; (iv) Transformar Tarrafal num Município sustentável, inteligente e moderno; e (v) Valorizar as localidades periféricas, priorizando a concretização e o alargamento de uma Rede Municipal e Nacional de estradas e caminhos vicinais para as localidades.
“A nossa motivação é trabalhar para o bem da população”
3- Essas linhas são factíveis/materializáveis?
Sem dúvida. É necessário relançar Tarrafal no Mundo e no seio dos seus emigrantes, para que o Município volte a ser um paraíso entre as ofertas turísticas de Cabo Verde. Desta forma, o Município e o Governo Central devem trabalhar em sintonia e investir num Plano Participado da Actividade Turística, através do Plano Estratégico Nacional de Turismo e de Planos de Promoção Turística de base Nacional, com real envolvimento das empresas do Sector.
É preciso, também, fomentar a valorização económica das actividades agrícolas e da Pecuária, dispobinilizando mais água, mais espaços e melhor orientação aos agricultores.
4- Porque é que a sua lista deve ser a vencedora?
É a única lista que apresenta uma visão e um Programa diferente e estruturante para o desenvolvimento de Tarrafal. Nenhum dos outros candidatos será capaz de mudar Tarrafal para melhor!
5- Que repto deixa aos eleitores para irem às urnas?
Tarrafal precisa mudar! Quem muda Tarrafal são os Tarrafalenses. Ninguém vem, de lado algum, mudar Tarrafal. “Unidos Por Tarrafal” quer apresentar-se como nova alternativa a um Concelho onde os partidos se perpetuam no Poder e onde dominam o autoritarismo, o clientelismo e o compadrio. Por isso, a hora é de todos irem às urnas, cumprirem com os seus deveres de voto consciente.