PUB

Covid-19

Sal: Delegado da saúde garante já ter um plano de trabalho para o regresso dos turistas

O delegado de saúde do Sal, José Rui Moreira, adianta que já há um plano de trabalho para ser posto em prática quando forem retomados os voos turísticos. Para isso, diz contar com o reforço de equipas de saúde no aeroporto e no porto.

 

Citado pela RCV, o mesmo diz que a retoma dos voos com turistas poderá levar mais algum tempo, visto que primeiro deve haver um pronunciamento dos países emissores. Contudo, garante que já há um plano de trabalho no terreno, previamente delineado, para quando esse regresso se efetivar.

“Todo mundo tem de passar pelo crivo da medição da temperatura e faz-se uma ficha do turista que será seguido mesmo a nível dos hotéis. Nós temos uma coordenação estreita com os hotéis e, havendo qualquer caso suspeito ou algum sintoma, a pessoa deve ficar no quarto e, portanto, a delegacia será comunicada e tomaremos as medidas seguintes, como o isolamento e a investigação necessária”, explica o delegado.

Este trabalho, segundo José Rui Moreira, deverá acontecer gradualmente e deve abranger também os cidadãos cabo-verdianos que poderão regressar à ilha.

O delegado de saúde adianta ainda que os últimos resultados no Sal são “animadores”, mas que não se deve baixar a guarda.

“Surgiram três casos novos durante a semana e, nesse momento, temos três casos ativos, da mesma família. Isso quer dizer que estamos numa fase bastante boa, mas o vírus pode estar no corpo de uma pessoa de forma assintomática e se todo o mundo usar máscara e fizer o distanciamento, o vírus morre lá dentro. Não havendo sintomas, não prejudicou a pessoa, não há transmissão”, elucida José Rui Moreira.

Desde ontem foram abertas as fronteiras do país para o tráfego comercial aéreo e marítimo de passageiros, depois de sete meses encerradas.

C/RCV

PUB

PUB

PUB

To Top