O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, chamou atenção para o problema do contágio da covid-19, na sua mensagem alusiva ao arranque da campanha eleitoral, com vista às eleições autárquicas do dia 25 deste mês.
Jorge Carlos Fonseca fez questão de alertar que essas eleições “decorrem num ambiente muito particular caracterizado pela pandemia da covid-19, que tem condicionado de forma muito poderosa a vida do nosso país, nas esferas sanitária, económica e social”.
Enfatizando os impactos dessa pandemia que “ainda não está totalmente controlada”, e que já afetou milhares de pessoas, e provocou dezenas de mortes em Cabo Verde, o Chefe de Estado diz que “de forma alguma” se pode ignorar que “as actividades das campanhas eleitorais, ao propiciarem a aglomeração de pessoas, no quadro de alguma euforia, por vezes associada ao consumo de bebidas alcoólicas, poderão contribuir para o aumento da doença”.
Jorge Carlos Fonseca lembra ainda que autoridades, particularmente as responsáveis pelo processo eleitoral, como a Comissão Nacional de Eleições, “têm-se desdobrado em recomendações e orientações com vista a reduzir, ao máximo, os riscos de contaminação que o processo eleitoral acarreta”.
“Em nome da defesa da Vida, da Saúde e Bem-estar das pessoas associo-me a essas entidades e às organizações da sociedade civil num veemente apelo a um rigoroso cumprimento das regras e directivas estabelecidas”, enfatiza .
O Presidente da República apela aos partidos; políticos, grupos de independentes, candidatos, responsáveis pelo processo eleitoral, autoridades, “importantes protagonistas desta disputa eleitoral”, no sentido de tudo fazerem para que estas eleições não se transformem num factor de agravamento da complexa situação sanitária e social que o país está a viver.
“De forma muito especial, e particular, conclamo o eleitor no sentido de participar de forma muito activa e responsável nesta festa da Democracia, defendendo a Vida, preservando a sua saúde e a dos seus familiares”, finalizou.