PUB

Economia

São Vicente: Concurso da Central Fotovoltaica de Salamansa lançado até final de 2020

O concurso para a construção de um parque solar, na ilha de São Vicente, vai ser lançado até final de 2020. 

 

 

O anúncio foi feito pelo Ministro da Indústria Comércio e Energia (MICE), Alexandre Monteiro, após uma visita a algumas unidades industriais da ilha.

Trata-se de uma central fotovoltaica de 5 mega watts em 2022.

Segundo o MICE a montagem do financiamento e construção da central solar já conta com o interesse de várias empresas estrangeiras.

Para o responsável, trata-se de um o investimento fundamental para São Vicente e Cabo Verde alcançarem os 50% de penetração das energias renováveis.

“Estamos a falar num processo do concurso, provavelmente a decisão no início do próximo ano, negociação, mas seria um projecto já para num horizonte de um ano e meio, dois anos para ter já em funcionamento. Na forja está ainda um projecto de armazenamento do excedente de energia produzido. Já foi também lançado um outro concurso neste sentido para se estudar soluções de armazenagem de energia aqui em São Vicente que irá permitir o armazenamento de excedentes que irão ser produzidos. Não só com a situação actual mas também com os projectos que iremos incorporar”, disse o Alexandre Monteiro, em declarações reproduzidas pela televisão pública.

O MICE, que realizou uma visita a algumas unidades industriais da ilha na quinta-feira (1), constatou com alguma satisfação a aposta dessas mesmas empresas na auto-suficiência energética.

“Na Frescomar já há investimentos importantes em termos de eficiência energética, nomeadamente na produção de energia renovável a partir de painéis solares e ainda estão com projectos de expansão. Em relação a SOCIAVE a empresa já investiu em painéis solares e estão também a desenvolver soluções de aproveitamento da própria matéria-prima gerada na empresa que é a possibilidade do biogás, onde se perspectiva dar a própria autonomia energética a essa importante unidade de produção de frangos e ovos”, concluiu.

PUB

PUB

PUB

To Top