Com três casos activos da Covid-19, a cidade do Porto Novo não tem condições para isolamento hospitalar dos doentes.
O maior município de Santo Antão não possui hospital, o que faz com que os doentes sintomáticos sejam evacuados para o Hospital João Morais, na Ribeira Grande. Os assintomáticos e sem condições para isolamento domiciliar são encaminhados para um Centro de Isolamento Único, também na Ribeira Grande.
A falta de recursos impede a criação de um centro de isolamento no próprio Concelho do Porto Novo por, segundo Angela Gomes, directora da Região Sanitária de Santo Antão, demandar uma logística complicada, altos custos com a higiene e alimentação, para além da insuficiência de equipas para acompanhar os doentes.
No sentido de economizar recursos, todos os doentes assintomáticos e sem condições para isolamento domiciliar são encaminhados para um Centro de Isolamento Único na Ribeira Grande, e os doentes com sintomas são isolados no Hospital Regional João Morais.
Segundo Angela Gomes, o sistema do Ministério da Saúde “está em ruptura” e não favorece grandes investimentos.
Porto Novo registou nos últimos dias três casos de Covid-19, sendo duas pessoas idosas já com pneumonia e que se encontram internadas no Hospital João Morais. O terceiro caso é um jovem sem sintomas que se encontra em isolamento domiciliar no Porto Novo.
Testes rápidos com pouca utilidade
A responsável pela região sanitária da ilha faz saber que se tem repensado a estratégia de aplicação de testes rápidos por não se mostrar de muita utilidade.
“Gastamos testes, tempo e equipas para um exame que não nos dá garantias e que se tem revelado com pouca utilidade devido a falsos positivos”, diz Angela Gomes, descartando a possibilidade de se alargar à aplicação de testes pela ilha.
O testes rápidos passam a ser realizados aos doentes que dão entrada nos serviços de banco de urgência, pessoas com sintomas e contactos próximos de casos positivos.
Com os recentes casos, a Delegacia de Saúde de Porto Novo tem reforçado o apelo para o cumprimento das medidas de protecção à Covid-19 no sentido de se evitar a propagação da doença no município.