9.270 alunos regressam esta quinta-feira,1, às aulas em toda a ilha de Santo Antão, sob medidas de segurança de combate à Covid-19.
As aulas terão moldes diferentes nos três municípios da ilha, sendo que no Paul funcionarão com alguma normalidade por se tratar de um dos poucos concelhos sem casos da Covid-19.
No município do Paul estão inscritos mil 380 alunos nos diferentes subsistemas, distribuídos por 17 escolas e 140 professores.
Conforme avança a delegada de educação do concelho, Lineth Cruz, as aulas funcionarão com alguma normalidade, sem necessidade de desdobramentos, já que a composição das turmas obedece ao limite imposto.
Contudo, as aulas terão uma duração de 40 minutos cada, como forma de diminuir o tempo dos alunos nas escolas.
A delegação do Ministério de Educação no Paul implementa um plano de prevenção à Covid-19 em todas as escolas, com reforço das medidas de higiene, obras de implementação de lavatórios, fiscalização do distanciamento e sensibilização dos alunos, pais e encarregados de educação.
Ribeira Grande
Na Ribeira Grande, as medidas de prevenção obedecem ao mesmo protocolo, com o uso de máscaras obrigatório nas escolas para os alunos a partir dos 12 anos, assim como todos os funcionários.
Neste município, as aulas também funcionarão em regime presencial em conformidade com as medidas de segurança sanitária, como faz saber o delegado de educação, António Maurício.
São 3.790 alunos matriculados na Ribeira Grande, sendo 540 do pré-escolar, dois mil 366 no ensino básico e 884 no secundário, e estão divididos em 28 escolas dos cinco agrupamentos do município sob a supervisão de 259 professores.
As turmas, segundo António Maurício, obedecem ao rácio de alunos permitido, que é de até 22 no ensino secundário e 13 no primário.
Porto Novo
Já no maior município da ilha, em Porto Novo, as aulas decorrem em regime presencial nas escolas do interior, sendo que o número de alunos não ultrapassa o rácio permitido.
No centro da cidade as aulas funcionam em regime presencial e à distância com desdobramentos e aulas intercaladas. Os alunos do 11º e 12º frequentam as aulas diariamente.
O município arranca o ano letivo com 4.100 alunos nos diferentes subsistemas, divididos por 31 escolas e 314 professores obedecendo às medidas de segurança impostas, conforme avança Felizmina Reis, delegada de educação.
Alguns alunos arrancam as aulas na segunda-feira (05) enquanto aguardam a conclusão das obras em algumas escolas.
No que diz respeito ao ensino à distância, os três municípios da ilha pretendem repor as aulas nas escolas, através de projeção aos alunos que não tenham acesso a televisão até que o Ministério da Educação venha a distribuir televisores aos mais necessitados com a chegada da TDT em toda a ilha.
A ilha de Santo Antão registou esta quarta- feira dois casos positivos da covid-19.