PUB

Economia

São Vicente: agricultores de Tchon d’Holanda parados há mais de uma semana

Os agricultores de Tchon d’ Holanda, em São Vicente, já estão parados há mais de uma semana a aguardar pela operacionalização do sistema da estação de tratamento de águas residuais da Ribeira de Vinha, que, como se sabe ficou totalmente alagado devido às últimas chuvas que provocaram estragos.

 

Os mesmos temem o desfecho fatal para a produção de viveiros. A garantia é do presidente da associação João Monteiro, mais conhecido por Djunga.

“A água inundou desde as bombas de água até ao quadro de eletricidade. Pela informação que tive foram ligar a bomba e ela está queimada, desde segunda-feira. Neste momento, estamos parados, porque a água não chega ao local. Principalmente quem tem viveiros de novo. Vamos ter perdas de quem já tem as suas sementes na terra”, explica Djunga, citado pela RCV.

Djunga garante ainda que a Câmara Municipal de São Vicente já tem conhecimento do problema, que alega estar à espera de eletricistas.

Em contrapartida, a vereadora de ambiente e saneamento, Carla Monteiro, afirma que os equipamentos não queimaram, porque não foram ligados e que os mesmos encontram-se embaixo da água da chuvas.

“A água entrou na estação de bombagem e os equipamentos ficaram todos submersos, assim como o quadro elétrico. Não é possível fazer qualquer bombagem com as bombas submersas, portanto a afirmação de que os equipamentos que foram ligados e queimados é falsa”, explica Carla Monteiro.

A vereadora afirma ainda que o problema só não foi solucionado, até ao momento, devido ao número elevado das consequências das chuvas da semana passada, nesta e noutras áreas. Contudo garante que a estação vai ser limpa, brevemente.

“Entrou muita lama na rede pública de esgoto. A nossa equipa tem trabalhado incansavelmente. Temos várias frentes, várias situações e vamos trabalhando por escala”, justifica Carla Monteiro que alerta que o tempo para solucionar o problema vai “depender do grau de avaria e da resposta que os eletricistas podem dar”.

No perímetro agrícola de Tchon d’ Holanda estão mais de 90 agricultores a trabalhar com cebolas que temem perder as plantações.

 

Suíla Soares

PUB

PUB

PUB

To Top