PUB

Ambiente

Pescadores de pesca submarina acusam Biosfera de perseguição

Os pescadores da embarcação “Marcelo”, que praticam pesca submarina na reserva natural de Santa Luzia, acusam o capitão do barco da Associação de Proteção do Ambiente, Biosfera I, José Melo, de perseguição e de agir de má-fé contra o grupo.

 

Em declarações ao online Notícias do Norte, Luís Graça, porta-voz dos mergulhadores, refutou as acusações de ameaças, feitas por José Melo e disse não entender tal atitude, de uma pessoa com quem sempre tiveram um “bom relacionamento”.

De relembrar que, na semana passada, o capitão do barco da Biosfera acusou publicamente estes mergulhadores de o terem ameaçado, por duas vezes, uma em alto mar e outra na Marina do Mindelo.

Sobre a questão de pesca ilegal, que estaria na origem das alegadas ameaças, Luís Graça diz que, apesar de não possuírem licença de mergulho, têm uma licença de pesca e que o tipo de pesca que praticam, o mergulho de apneia, é da mesma categoria da pesca de linha. Sendo assim, adianta, está enquadrada na pesca artesanal.

“Com esta licença estamos totalmente dentro dos nossos direitos”, argumenta.

“Pesca de apneia, é um tipo de mergulho que usamos apenas o fôlego, sem recurso a nenhum equipamento de mergulho. É uma pesca sustentável e não apanhamos grande quantidade peixe. Selecionamos aquilo que queremos”, explica o mergulhador.

Em relação à queixa apresentada por José Melo, que promete levar o caso a tribunal, estes homens do mar desafiam-no a seguir em frente e a apresentar provas que sustentem aquilo de que os acusa.

Até lá, garantem, vão continuar a trabalhar na profissão que escolheram, já que, segundo dizem, cada um representa uma família.

PUB

PUB

PUB

To Top