“Leia ao Pé da Casa” é um projecto municipal de rede móvel de bibliotecas. Para o gestor, Rony Moreira, é um meio útil de fazer chegar serviços bibliotecários às zonas rurais dos municípios que mais precisam e há quem menos meios têm para ter acesso aos equipamentos culturais.
“A biblioteca móvel pode ser utilizada para encurtar o caminho do leitor aos livros, apresentar-se como um instrumento de complementaridade ao Plano Nacional de Leitura e ao Programa Municipal da Cultura e da Educação”, perspectiva Rony Moreira.
A proposta do “Leia ao Pé da Casa” tem como objetivo a democratização de acesso aos livros, a partir da institucionalização de uma rede biblioteca móvel, ao conhecimento e informação, promovendo a educação para cidadania através da arte.
A ideia é desenvolver este projeto em todos os municípios do país, mas nesta fase irão arrancar com os concelhos de Santa Catarina, por ser o maior no interior de Santiago e São Miguel, por ter “a melhor biblioteca municipal e bem organizada”.
Criselene Brito