Nesta edição do CADERNO CIÊNCIA abordamos a questão central sobre que Ciência para Cabo Verde, numa perspectiva de longo prazo e contribuindo para a construção de uma autêntica sociedade do conhecimento.
Outrossim, iniciamos, com este número, a divulgação do papel desempenhado por instituições de investigação científica criadas no pós-independência e que foram posteriormente extintas ou que sofreram grandes modificações em relação à sua missão inicial, numa tentativa de resgatar as nossas memórias científicas e melhor nos posicionarmos em relação ao futuro.
Aprendemos, também, um excerto do policy brief elaborado pelo centro de politicas estratégicas, na sequência do Simpósio Internacional sobre Energias Renováveis e Competitividade Económica, que decorreu na Praia e no Mindelo, em 2010. Nada mais pertinente para realçar ainda mais o carácter visionário do Instituto Nacional de Investigação Tecnológica (INIT), que foi criado na década de oitenta do século passado para, dentre outras atribuições, “realizar estudos científicos e técnicos de base necessários à resolução de problemas ligados à indústria, energia, construções, pesca e outras atividades essenciais”.
Destacamos, por fim, a “Semana de Ciência” realizada nas escolas secundárias do país, apelando para que esta seja uma prática realizada ao longo do ano lectivo, aumentando nos nossos jovens a sede de conhecimento, de reflexão e de capacidade inquisitiva para ficarem melhor preparados e, desta maneira, ajudarem o país a enfrentar os enormes desafios que se vislumbram para o futuro próximo.
Esperamos que a leitura de mais este número do CADERNO CIÊNCIA seja do vosso agrado.
A equipa do CADERNO CIÊNCIA
– Parte integrante do jornal A NAÇÃO Nº 221 de 24 de Novembro de 2011 –
221-24112011-A-Nacao-CC003