Neste número do CADERNO CIÊNCIA, destacamos os novos currículos e as novas metodologias de ensino, para uma nova ciência nos ensinos básicos e secundários do país.
Uma aposta que tem de passar, necessariamente, pela inovação na forma de ensinar, onde o aluno desenvolve a sua capacidade crítica e reflexiva, aprende a ir buscar o saber não só ao livro ou ao professor, mas também à internet e a outros recursos multimédia.
Sem margem para dúvidas, o novo ensino, para ter sucesso, tem de saber adaptar-se a um novo perfil de educandos que cresce num ambiente cada vez mais digital, com internet, televisão, jogos de vídeos interativos, telefones móveis com câmara, leitor de música, etc.
Por outro lado, a Ciência pode e deve ser explicada de forma simples e intuitiva a estes jovens estudantes, numa estratégia para melhor aprenderem conceitos que, numa primeira abordagem são abstractos. Neste número, a nossa secção de “Ciência no Quotidiano” sugere como descobrir as cores escondidas no céu, para além de outras experiências simples e lúdicas para entender melhor a química.
Boa leitura, pois este caderno é vosso!
A equipa do CADERNO CIÊNCIA
– Parte integrante do jornal A NAÇÃO Nº 217 de 27 de Outubro de 2011 –