Nos dias de hoje diz-se que o conhecimento está “à distância de um clique”, bastando, para isso, premir o botão do rato na informação pretendida. Porém se por um lado é inegável as inúmeras vantagens que a internet trouxe para quem pode usufruir dela, navegar online pode ser contraproducente, principalmente se não se souber onde ir buscar a informação correcta. Nesta edição do CADERNO CIÊNCIA abordamos a questão das armadilhas do conhecimento online e deixamos algumas sugestões para se saber distinguir a boa da má informação disponibilizada na internet.
Neste mês de Outubro, os galardoados do prémio Nobel da Física foram conhecidos, assim como os laureados da química, medicina, paz, literatura, para além dos contemplados com o prémio em ciências económicas em memória do Alfred Nobel. A Academia Real Sueca das Ciências atribuiu o prémio da física aos trabalhos de investigação realizados na área da mecânica quântica experimental, com a consequência de se poder vir a ter computadores quânticos. Na REPORTAGEM, trazemos ao leitor o famoso paradoxo do gato de Schrödinger e falamos sobre a possibilidade real de podermos vir a usufruir destes computadores no nosso dia-a-dia.
Em CIÊNCIA NO QUOTIDIANO, aliciamos o jovem cientista a usar a água, óleo vegetal, xarope para panquecas e vários pequenos objetos para compreender, na sua essência, o conceito de densidade, pois é esta grandeza que determina se um dado objecto flutua ou afunda, não sendo o seu tamanho ou o seu peso.
Boa leitura!
A equipa do CADERNO CIÊNCIA
– Parte integrante do jornal A NAÇÃO Nº 269 de 25 de Outubro de 2012 –
[pdf-embedder url=”https://www.anacao.cv//wp-content/uploads/2020/09/269-25102012-A-Nacao-CC013.pdf”]