Primeiro número do CADERNO CIÊNCIA: um caderno, com periodicidade mensal, que pretende e deseja fazer parte integrante da vida do cidadão cabo-verdiano.
Neste primeiro número, abordamos temas basilares para o desenvolvimento sustentado de Cabo Verde, com ênfase nas energias renováveis e nas mudanças climáticas. Neste sentido, damos voz a um grupo de jovens professores da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) que, em Cabo Verde, investigam fontes de energias renováveis existentes no país susceptíveis de constituir uma alternativa energética válida no futuro próximo.
Destacamos também as recomendações do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) sobre as mudanças climáticas em Cabo Verde, feitas no âmbito do trabalho desenvolvido pelo Projecto de Integração das Mudanças Climáticas.
Estas questões e preocupações abordadas aqui afiguram-se ainda mais relevantes, tendo em conta que 2012 é o Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos.
Ramesh Mashelkar, um dos líderes das políticas de ciência e tecnologia na Índia, enfatizou que a sigla STI (do inglês science, technology, innovation, com significado em português: ciência, tecnologia, inovação) poderia também identificar as palavras solve (solucionar), transform (transformar) e impact (impacto).
Desta maneira, podemos dizer que o futuro da ciência, tecnologia e inovação em Cabo Verde passa pela capacitação dos seus recursos humanos não só a nível científico, técnico, profissional e empresarial, mas também nos domínios da engenharia e da gestão, visando solucionar os problemas socioeconómicos do país e, consequentemente, provocar um impacto positivo na sociedade cabo-verdiana.
É um facto que Cabo Verde possui um enorme potencial nas várias área do conhecimento e da investigação, patenteado pela sua insularidade, geologia e dimensão geográfica, variedade de espécies, fauna e flora, entre outras. Donde a aposta certa deve incidir na investigação aplicada, com o intuito de produzir uma melhoria visível na qualidade de vida das pessoas no dia-a-dia.
A equipa do CADERNO CIÊNCIA assume, com alegria e empenho, a responsabilidade de levar as pessoas a falarem Ciência, i.e. como é possível aprender com a Ciência e a fazer Ciência com rigor, sentido de ética e de responsabilidade intelectual e depois sistematizar e disseminar o conhecimento científico pelos pares. A divulgação científica e também o lado mais lúdico da Ciência serão apresentados para incentivar o leitor curioso e interessado em descobrir, no seu quotidiano, a aplicação prática do saber fazer Ciência.
Votos de uma boa leitura!
A equipa do CADERNO CIÊNCIA
– Parte integrante do jornal A NAÇÃO Nº 213 de 29 de Setembro de 2011 –
213-29092011-A-Nacao-CC001