PUB

Covid-19

Ilha do Fogo reforçada com recursos humanos e equipamentos para combater a Covid-19

Além de equipamentos como ventiladores, monitores, desfibrilador, entre outros, o Hospital de São Francisco de Assis, na ilha do vulcão, vai contar com mais alguns profissionais de saúde, de diferentes áreas de atuação.
Isto tendo em conta que o Fogo, principalmente no município dos Mosteiros, nos últimos dias tem registado um aumento de casos por infeção do novo coronavírus que tem preocupado as autoridades. Neste sentido, a ilha recebeu na passada segunda-feira, 7, um conjunto de equipamento para fazer face à pandemia.
“Temos um hemogasômetro, com todos os reagentes que vão auxiliar toda essa atividade em pacientes que vão necessitar de ventilação assistida. Pela primeira vez, vamos ter um aparelho do tipo na ilha, que é uma grande vantagem e que terá utilidade para pacientes nas inúmeras patologias”, disse o diretor do hospital Evandro Monteiro, em declarações à RCV.
O diretor assegura que já existe alguma capacidade de resposta na ilha, visto que “a capacidade atual local para testes rápidos e PCR é de 750, cada tipo de teste”.
A ilha passa a contar também com mais alguns profissionais de saúde para atuar na linha da frente no combate à Covid-19.
“Estamos a falar de assistentes de serviços gerais, um técnico de radiologia, isso depois de começar a ter casos a nível da ilha, mas também estamos a falar de um internista, um enfermeiro especial em cuidados intensivos e uma outra colega médica que irá ajudar nos Mosteiros, sobretudo em relação ao trabalho investigativo no terreno”, explica Evandro Monteiro, que se diz confiante e que estão capacitados para “fazer reajustes lá onde for necessário para que possamos dar resposta”.
Recorde-se que a ilha do Fogo registou os primeiros casos no dia 17 de agosto e até agora contabiliza 121 casos de pessoas infetadas pela covid-19.
Suíla Soares
Estagiária

PUB

PUB

PUB

To Top