PUB

Covid-19

Escolas do Sal reorganizam-se para receber os alunos neste ano lectivo

Prevê-se mais de oito mil alunos para 320 professores, para o arranque do novo ano letivo na olha Sal. A reorganização feita pela Delegação de Ministério da Educação da ilha passa pela divisão das turmas e redução da carga horária presencial.

Sob o lema “Novo contexto e novas oportunidades: educação digital para todos e todas”, o regresso às aulas acontece no dia 14 de setembro, através do programa ‘Aprender a estudar em casa’, que teve início no terceiro trimestre do ano letivo anterior.

Segundo informações avançadas pela delegada de educação do Sal, Márcia Pinto, à RCV, as aulas presenciais vão começar no dia 1 de outubro, com uma nova organização, destinada aos alunos do primeiro ciclo, que permitirá respeitar as medidas de prevenção impostas pelas autoridades competentes.

“As turmas serão divididas em dois, com um rácio permitido entre 17 a 20 alunos. Cada aluno vai estar numa mesa individual, com um metro e meio de distância entre as mesas, para podermos cumprir as regras exigidas.”, explica a delegada.

Para o segundo ciclo será mantida a mesma organização em relação à divisão das turmas, porém os dias de aulas presenciais serão reduzidos.

“Os alunos também serão divididos, a mesma turma em duas partes, só que metade frequentará a escola na segunda, quarta e sexta, e a outra metade na terça, quinta e sábado. Vamos manter os horários de início das aulas, às 7:30 ou às 8:00. Os alunos vão ter de quatro a cinco aulas, mas vamos ter um tempo reduzido das aulas.”, diz Márcia Pinto.

Os alunos vão ter metade da carga horária semanal sob o regime presencial e a outra metade será realizada à distância.

A delegada avança ainda que estão a trabalhar em uma formação, direcionada aos docentes, de forma a prepará-los para o acompanhamento dos alunos nas várias plataformas digitais, nos dias de aulas não presenciais.

Márcia Pinto acrescenta ainda que o maior desafio para este novo ano que se inicia será a nível da higienização e segurança no ambiente escolar, para fazer face ao Covid-19.

“Estamos a trabalhar para incrementar mais na questão dos lavatórios, na higienização das mãos. A intenção é proporcionar uma formação aos professores e funcionários no sentido de programar a chegada e saída organizada e higienizada dos alunos do recinto escolar”, finaliza a delegada de educação da ilha do Sal.

Suila Soares

C/RCV

 

PUB

PUB

PUB

To Top