PUB

Ambiente

Capitão do barco da Biosfera1 ameaçado por pescadores

Capitão do barco da associação ambientalista Biosfera1 ameaçado por pescadores, após fotografá-los na prática de pesca submarina ilegal, na reserva natural de Santa Luzia.

José Melo, ambientalista e capitão do barco da associação Biosfera1, denuncia ameaças feitas por pescadores que, alegadamente, faziam pesca submarina ilegal na reserva natural de Santa Luzia. À RCV, Melo disse que foi ameaçado pelos pescadores nas imediações do ilhéu Raso, após fotografar os supostos infractores.

“Depois de fotografados, mudaram de atitude e proferiram palavras e gestos cada vez mais ofensivos. A embarcação em que estavam chegou muito próxima da nossa e um deles disse-me que assim que chegasse a terra saberia o que iria acontecer comigo”, explicou, hoje, o capitão à Rádio Nacional.

À mesma fonte, José Melo confessou que já havia sido abordado, na semana passada, pelo dono da embarcação em que seguiam os pescadores.

Para Melo, a Bisosfera1 está a fazer o seu trabalho em reportar as infracções na reserva em “estreita colaboração” com as autoridades, inclusive a pedido do próprio ministro da Economia Marítima, Paulo Veiga. Contudo, os pescadores pensam que é a Biosfera1 quem implementou e quem faz cumprir a lei, o que não é verdade, esclareceu.

José Melo já formalizou uma queixa sobre este assunto aos tribunais e diz que irá continuar a fazer denúncias às autoridades competentes para que possam pôr cobro às situações de pesca ilegal na reserva de Santa Luzia.

Conforme o ambientalista, as autoridades como a Guarda Costeira e a Polícia Marítima têm feito um bom trabalho mas, infelizmente, os prevaricadores sabem antecipadamente quando a fiscalização está programada.

Além disso, Melo aponta o dedo ao Ministério do Ambiente. “A reserva está completamente abandonada pelo Ministro do Ambiente e devido a este abandono, as pessoas que querem prevaricar fazem da reserva o que eles bem quiserem. Não é correto estarmos agora a ser coagidos por pessoas que querem infringir a lei, portanto, peço às autoridades que pensem melhor nisso”, afirmou ambientalista.

A pesca submarina é proibida na reserva de Santa Luzia, que inclui os ilhéus Branco e Raso, de acordo com a legislação publicada na primeira série do Boletim Oficial, nº 81 de 9 de Julho de 2020.

Carlos Alves

PUB

PUB

PUB

To Top