O Aparthotel, que se vai instalar em Santa Maria, na ilha do Sal, representa um investimento na ordem dos 230.000.000$00 (duzentos e trinta milhões de escudos) e prevê a construção e exploração de um empreendimento com 32 apartamentos de modelo T1 e T2, numa totalidade de 40 quartos.
O projecto do hotel contempla ainda um piso comercial, um bar/restaurante, cozinha e piscina. A empresa criará 30 postos de trabalho directos a partir do momento em que começar a operar.
O empreendimento funcionará de acordo com o conceito de gestão ambiental que pretende melhor consciencializar todos os agentes para a optimização de recursos, combate ao desperdício e procura de melhor qualidade no ambiente de trabalho, apoiados pelas directrizes ambientais da norma internacional ISO 14001:2015.
O Aparthotel Villamonte localizar-se-á na entrada da cidade de Santa Maria e terá um prédio construído de raiz.
O promotor do projecto é a sociedade por quotas Montevila, Hotelaria e turismo, Lda. constituído por cinco sócios de nacionalidade cabo-verdiana. São empresários com mais de 20 anos de experiência no ramo empresarial, sendo este o primeiro projecto da sociedade na área da gestão hoteleira.