A Incubadora da Universidade Jean Piaget de Cabo Verde recebeu e fez o acolhimento, na quinta-feira,3, dos quatro projectos de base tecnológica, seleccionados no âmbito do concurso Bolsa Cabo Verde Digital.
Os projetos selecionados são de estudantes da universidade e pretendem “colmatar as lacunas identificadas no mercado nacional”.
“Agricultura assistida por computador”, “Automação e eficiência energética em residências e edifícios”, “Desenvolvimento de uma plataforma de economia sobre a demanda” e “Desenvolvimento de uma plataforma de mediação entre organizadores de eventos e espaços disponíveis em tempo real” são os finalistas do concurso.
De acordo com nota enviada à imprensa, o concurso Bolsa Cabo Verde Digital prevê o fomento do empreendedorismo através da atribuição de um subsídio mensal no valor de 30.000$00 aos promotores dos projetos selecionados durante um período de 6 meses.
Com a bolsa, os estudantes poderão se dedicar exclusivamente ao desenvolvimento dos seus projectos.
“A UniPiaget, por sua vez, congratula-se com a iniciativa e ambiciona contribuir para o desenvolvimento de Cabo Verde, preparando e incentivando mais estudantes a aderirem a iniciativas do género”, declara a instituição.
O projecto Bolsa Cabo Verde Digital foi lançado em Março deste ano pelo Governo de Cabo Verde, visando financiar até 100 jovens e um total de 50 tech startups.
Os jovens vão ter, durante seis meses, espaços disponibilizados pelos parceiros, nomeadamente na UNICV, Universidade de São Vicente, Universidade Jean Piaget e Universidade de Santiago.
O projecto é implementado pelo Fundo da Promoção do Emprego e da Formação (FPEF), em coordenação com a Cabo Verde Digital, Pró-empresa, as universidades e outros parceiros.