PUB

Política

Consulta dos cadernos eleitorais termina este sábado: São Vicente com fraca adesão

O Presidente da Comissão Nacional de Recenseamento Eleitoral de São Vicente, Humberto Mota, mostra-se preocupado com a fraca participação dos munícipes na consulta dos cadernos eleitorais para a reclamação de possíveis erros.

Para Humberto Mota, a não comparência dos cidadãos eleitores na CRE para a consulta dos cadernos eleitorais é uma situação inquietante.

“É muito preocupante porque nós sabemos que na altura das eleições as pessoas vão cair todas em cima da Comissão de Recenseamento, é neste momento que é específico para fazer consultas ou reclamações caso tiver alguma anormalidade, mas não o fazem. E, quando esse período passar, não poderemos fazer mais correções ”, afirma, citado pela RCV.

Conforme alega Mota, as pessoas praticamente nunca fazem a consulta dos cadernos eleitorais no período estipulado no código eleitoral.

“As pessoas não consultam o caderno, aliás nunca consultam o caderno na tempo estipulado, só consultam em alturas inapropriadas, como, por exemplo, na altura das eleições e esse é a nossa maior preocupação porque sabemos que na véspera das eleições teremos muitas pessoas que virão fazer consulta de cadernos, que é uma coisa que não poderemos fazer ”, reafirma.

Mota defende que é do interesse dos políticos que os eleitores consultem o caderno e que neste caso os partidos políticos e as candidaturas independentes devem sensibilizar os eleitores para consultarem os cadernos eleitorais.

”Os candidatos são os mais interessados, pois, se se vão candidatar querem muitos eleitores disponíveis para votar, quer dizer que é uma das suas obrigações. Aliás o código eleitoral diz que eles devem fazer a sensibilização e a Comissão tem que ter competência para fazer o recenseamento”.

O prazo para a consulta dos cadernos eleitorais termina no próximo sábado dia 5 de setembro e até o momento o número de eleitores que se dirigiram à CRE no Mindelo não chega a 20 eleitores.

Miriam Pires
Estagiária
C/RCV

PUB

PUB

PUB

To Top