A partir do dia 10 de Setembro, e durante todo o mês, a associação Amigos de Safende vai desenvolver um leque de actividades cujo objectivo, segundo a mesma, é reunir as famílias e explorar as potencialidades criativas dos safendenses a favor das pessoas da comunidade.
Serão promovidas um conjunto de formações em várias áreas, tendo em vista a dinamização do bairro e capacitação dos seus jovens em áreas como a comunicação em público, artes (bijouterias), marketing digital, condução, mediação de leitura e dinamização da biblioteca comunitária, prevenção do consumo do álcool e outras drogas e educação financeira.
A par destas, jovens serão capacitados por especialistas para actuar junto das famílias, levando informação e conhecimento sobre doenças como as IST, tuberculose e a própria covid-19.
Segundo avança a associação, será ainda lançado uma mini campanha para suporte de jovens no ingresso ao ensino superior, para o qual também se está a procurar parceiros e padrinhos.
Consta ainda um programa especial – “50 anos 50 vidas 5 vozes 50 histórias” – com testemunhos de safendenses e amigos através do Safende media center e o lançamento da iniciativa “Mãos à obra Safende” que visa a organização e gestão do voluntariado no seio do bairro.
A programação termina com uma sessão solene e assembleia, no dia 30, para a determinação do mesmo como dia de Safende.
Para além da Amigos de Safende, as actividades contam com o envolvimento de outras organizações locais, como o Safende Tud Ora e o movimento Jovens pela Paz.