PUB

Covid-19

Antigo bastonário da ordem dos médicos questiona até que ponto a descentralização dos laboratórios é vantajosa para o país

Por esta razão, Dario Dantas dos Reis, antigo bastonário da Ordem dos Médicos, questiona a eficácia da descentralização dos laboratórios de virologia molecular para outras ilhas.
O laboratório da cidade da Praia é o mais solicitado do país para a realização dos testes à covid19 e, é onde se registam mais atrasos na recolha e divulgação dos resultados das análises. Neste sentido, o médico, questiona até que ponto a descentralização dos laboratórios é vantajosa para o país.

“O grande volume de procura é no laboratório da cidade da Praia. Eu não sei se é lucro para o sistema estar a fazer esta descentralização de laboratórios de virologia molecular, sendo que em Santiago estamos com uma incapacidade para dar respostas atempadas às solicitações e, às vezes os atrasos são inexplicáveis”, disse Dario Dantas em entrevista à RCV.

Por outro lado, hoje terminam no Sal e em Santiago, os 21 dias em que vigorou o Estado de Calamidade decretados pelo Governo nessas ilhas. Para o médico, não faz sentido uma nova prorrogação do Estado de Calamidade, neste momento seria mais apropriado, a seu ver, uma intensificação das medidas de segurança sanitária por parte
das autoridades.

Pois, parte da população já mostra algum relaxamento em cumprir as normas de segurança sanitários, o que indica, na sua óptica, que, para algumas pessoas, já se ultrapassou a fase de disseminação do vírus, o que é “mau sinal”, conclui, Dario Dantas.

Carlos Alves

Estagiário

PUB

PUB

PUB

To Top