Lisandra Costa, estudante de Comunicação Social e Relações Públicas, que perdeu o voo de repatriamento no passado dia 24, no Brasil, regressa a Cabo Verde na madrugada desta segunda-feira, 31, através de um voo com escala em Portugal.
Conforme a mesma avançou ao A NAÇÃO, a partir do Brasil, o voo de regresso foi assegurado pelo Governo de Cabo Verde que, segundo a mesma, prontificou-se, de imediato, para solucionar o problema.
Lisandra Costa conta ainda que após a notícia sobre a perda do voo de repatriamento, vinculada pelo nosso online, no dia 27, recebeu uma ligação do ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidade, Luís Tavares, e diversas
mensagens de cabo-verdianos, espalhados pelo mundo, dispostos a ajudar.
“O governo já tinha conhecimento e, depois, o próprio ministro entrou em contacto comigo para saber da minha situação e garantiu que tudo seria resolvido. O Governo mesmo comprou uma nova passagem. Fiz um teste de PCR, que acusou negativo, que foi pago por eles também, pois é um pouco caro. Foi tudo uma coordenação entre o Governo, a Embaixada de Cabo Verde aqui no Brasil e o Igor, presidente da associação dos estudantes cabo-verdianos no Brasil”, explicou a jovem, que destaca que o Governo “não tinha nenhuma obrigação em ajudar, mas ainda assim o fez”.
A solidariedade cabo-verdiana deixou a jovem emocionada.
“Muitos cabo-verdianos, de todas as partes do mundo, enviaram mensagens para saber como eu estava, para dar força, saber como poderiam fazer para me ajudar a regressar a Fortaleza, outros queriam comprar passagem. Foi muito tocante tudo o que fizeram, e que queriam fazer por mim.”, diz a estudante.
Lisandra Costa viajou ontem à noite para Portugal e chegará a Cabo Verde, cidade da Praia, na madrugada de segunda-feira,31. A jovem afirma ainda que “a única maneira de agradecer a todos é contribuir para o desenvolvimento de Cabo Verde”.
“O nosso povo é um povo maravilhoso e foi muito bonito o que fizeram por mim”, finaliza Lisandra.
Suíla Soares
Estagiária