Entre sexta-feira e a madrugada deste sábado,29, as autoridades detiveram, na Cidade da Praia, 56 pessoas para efeito de identificação e notificação, por consumo de bebidas alcoólicas na via pública.
Na sua página do Facebook, a IGAE anunciou que as detenções aconteceram particularmente nas ruas pedonais, que estão sendo usadas para convívios, grelhadas e festas, em pleno estado de calamidade pública, devida a pandemia da covid-19.
Para além desta operação, foram ainda desmanteladas duas festas, de forma “amigável” e detidas oito pessoas em praias de mar.
De recordar que no passado 7 de Agosto, foi prorrogada o estado de calamidade nas ilhas de Santiago e Sal, até então com os maiores focos de covid-19 no país.
Com a medida, ficaram proibidas a frequência de praias de mar, festas e convívios, incluindo em residenciais particulares, entre outras medidas restritivas.
A medida, válida por 21 dias, é válida até este fim de semana. Entretanto, o Presidente da república vai se reunir com o Conselho da República para avaliar a situação epidemiológica em cabo Verde, sem avançar se será se serão tomadas, ou não, novas medidas restritivas.