PUB

Economia

Formação de 10 mil jovens em literacia digital arranca este mês, garante o Governo

O programa de formação, fruto da parceria entre o Governo de Cabo Verde, e a International Business Machines (IBM), que irá formar 10 mil jovens cabo-verdianos em competências digitais arranca ainda este mês.

A garantia é dada pelo Governo de Cabo Verde, que sublinha um atraso na execução do calendário, antes previsto para o início do ano, mas adiado devido a pandemia da covid-19.

O executivo afirma que o início da formação terá lugar ainda durante o mês de Agosto, com a capacitação de 100 tutores, que vão depois treinar os 10 mil jovens em literacia digital, em todo o país.

Trata-se de uma ação piloto, onde serão contempladas uma escola do ensino secundário de cada ilha, à exceção de Santiago, onde serão abrangidas duas escolas.

O processo de escolha das escolas foi conduzido pelo Ministério da Educação, em parceria com a Direção Geral das Telecomunicações e o NOSi, tendo como um dos critérios infraestruturas tecnológicas para melhor albergar o programa, segundo explica o executivo.

“O programa contempla ainda um plano de formação de todos os cabo-verdianos, dentro de um processo de desenvolvimento de competências digitais em que, os formadores vão utilizar os instrumentos das universidades, do NOSi Akademia e os ‘WebLab’ para desenvolver os programas de formação”, acrescenta.

“Estamos perante um projeto muito importante que vale mais do que mil estradas, portos ou aeroportos, porque se trata de um investimento nas pessoas. Uma das grandes apostas que podemos fazer é, sem dúvidas, na capacitação dos nossos jovens, baseada na premissa “um cabo-verdiano cidadão do mundo e no mundo”, conclui.

PUB

PUB

PUB

To Top