PUB

Destaques

Destaques da edição 678 do Jornal A NAÇÃO

Gil Évora e Carlos Anjos num alegado encontro com Maduro
Quem está a mentir ?

  • Supremo Tribunal blinda-se a pressões
    O nível de pressão sobre a justiça, no tocante ao caso Alex Saab, não pára de aumentar. Diante da onda de comunicados e pronunciamentos dos advogados desse alegado testa de ferro do presidente Nicolás Maduro, da Venzuela, a Embaixada dos Estados Unidos da América (EUA), na Praia, decidiu entrar também em acção. O Supremo Tribunal de Justiça, que vai decidir a próxima parada deste imbróglio judicial, político e diplomático, ao que A NAÇÃO apurou, encontra-se “blindado”, a uns e outros.

 

Este nosso cabelo
O crespo encontra o seu espaço
A discriminação ao cabelo crespo entre os cabo-verdianos apresenta-se, por vezes, como tentativa de branqueamento racial ou de assunção de padrões culturais que se aproximam da Europa em detrimento dos de África. Esta reportagem conta histórias de quem ultrapassou a “negação” e assume o “crespo” como marca identitária.

 

Santa Cruz
PAICV diverge na escolha de candidato à presidência da AM
A escolha do candidato do PAICV (Partido Africano da Independência de Cabo Verde) para a presidência da Assembleia Municipal de Santa Cruz (no interior de Santiago), nas Eleições Autárquicas de 25 de Outubro, tem gerado algum desconforto nas hostes “tambarinas”. Sobre a mesa estão os nomes do actual presidente, Gilson Cardoso e de Carlos Garcia.

 

Eleições
Pessoas com deficiência excluídas das listas
As pessoas com deficiência ainda não entram no debate político que está na estrada para as autárquicas de Outubro e a federação representativa sente-se excluída de todo esse processo. São mais de 100 mil cidadãos deste país e os mais engajados desejam que as candidaturas não só coloquem a deficiência na agenda política, mas também respeitem a representatividade destes cabo-verdianos nas respectivas listas.

 

São Domingos
Preço “exagerado” de água para rega limita agricultores
Os problemas relacionados com água para rega e criação de animais são recorrentes na localidade de Rui Vaz, concelho de São Domingos. Um furo veio resolver a escassez do precisos líquido mas o preço continua inacessível para muitas famílias, que ficam limitadas à produção de sequeiro e com terrenos inexplorados durante boa parte do ano.

 

Tony Araújo
“Há muito amadorismo entre as direções do Desporto” cabo-verdiano
Cabo-verdiano, agente/intermediário da FIFA, residente nos Estados Unidos da América – EUA – desde 1991, Tony Araújo está “preocupado” com o actual estado do dirigismo desportivo em Cabo Verde. Destaca, porém, “alguns executivos de sucesso” e sugere “uma aposta forte”, além do futebol”, no atletismo e nos desportos náuticos/aquáticos.

 

Educação
Professores do Ensino Básico dizem-se injustiçados pelo Ministério
Um grupo de professores do Ensino Básico diz-se injustiçado pelo Ministério da Educação (ME). Os docentes acusam a tutela de negar a retificação da reclassificação que lhes reconhece perante a lei como professores do Ensino Básico e não como professores do Ensino Secundário, como foram erradamente enquadrados em 2016. Diante da reivindicação dsses professores que ameaçam com greve, o director dos Recursos Humanos do ME, Marcelino Correia, reconhece algumas injustiças, mas diz que a situação não depende exclusivamente dele.

 

 Esta Edição nº 678 – que já está disponível em PDF! -,  é feita, ainda, do já tradicional Caderno ETC., a par  das Opiniões de Adilson Dias, Alfred de Zayas e de Miltom Monteiro, assim como,   as Colunas de Alex Semedo, Filinto Elísio e Marciano Moreira.

PUB

PUB

PUB

To Top