O presidente da JPAI, Fidel Cardoso de Pina, exortou os jovens de Ribeira Grande, Santo Antão, a fazer uma mudança necessária para que o seu município possa desenvolver e sair do marasmo.
O líder da juventude tambarina fez este apelo, à margem do programa de trabalho da JPAI desenvolvido em Ribeira Grande, que contemplou ainda uma reunião com a estrutura local da JPAI, primeira secretária do PAICV e com o candidato à Câmara Municipal da Ribeira Grande, Odailson Bandeira.
“O modelo do actual poder local já está esgotado e Ribeira Grande precisa de um novo rumo. A inexistência de políticas de fixação dos jovens por parte da Câmara Municipal e do Governo tem provocado a evidente fuga de cérebros do município”, disse Fidel Cardoso de Pina.
Segundo este responsável, há um sub-aproveitamento das potencialidades em matéria de agricultura, agro-negócio, pesca, pecuária ou turismo, que poderiam tornar a ilha auto-suficiente, gerando empregos em quantidade e em qualidade, e retendo os quadros ribeiragrandenses na sua terra natal.
Por seu turno o presidente da JPAI-Ribeira Grande, Paulo Andrade, disse que a estrutura local da organização entende que é preocupante o desemprego no município e tem como consequências directas alguns vícios e males sociais.
“A falta de oportunidades e de ocupação têm levado muitos jovens a refugiarem-se no álcool e no consumo de drogas. Urge uma nova liderança no poder local que possa engajar os nossos jovens nos desafios de Ribeira Grande”, avançou Paulo Andrade.
Recorde-se que o PAICV conta com uma candidatura jovem à Câmara e a Assembleia Municipais que, na óptica de Andrade podem marcar e trazer a tão almejada mudança, bem como novas oportunidades para os jovens do município da Ribeira Grande.