PUB

Política

Caso Alex Saab: Governo repudia afirmações da líder do PAICV

O executivo considera de “graves insinuações” da presidente do PAICV, Janira Hoppfer Almada, secundadas pelo líder da bancada parlamentar do PAICV, Rui Semedo, em relação a notícias veiculadas na imprensa internacional sobre o alegado envio de dois emissários por parte do Governo de Cabo Verde a Caracas, Venezuela para falarem com Nicolas Maduro a propósito da situação de Alex Saab.

O nome de Gil Évora, assim como do antigo director-geral do Turismo, Carlos dos Anjos, apareceram referenciados como sendo os dois emissários em questão.

“São insinuações irresponsáveis, desprovidas de sentido de Estado que é exigido aos líderes do maior partido da oposição em Cabo Verde”, realça o comunicado, acrescentando que “insinuam, imputando ao governo de Cabo Verde, o envio de uma missão ultra-secreta à Venezuela. Isto depois de o Governo ter categoricamente desmentido tal facto”.

Conforme o comunicado,  a “falta discernimento” e o “desespero político” levaram a dupla da liderança atual do PAICV a “atacar o Estado de Cabo Verde, a sua reputação e credibilidade internacionais com argumentos inaceitáveis para quem tem altas responsabilidades políticas no país”.

O Governo esclarece ainda, “uma vez mais”, que o presidente do Conselho de Administração da Emprofac foi demitido por violação grave dos deveres inerentes ao gestor público e desvio da finalidade das funções.

“Sobre as graves acusações que sobre ele impedem, só temos a afirmar que não está no nosso ADN e nem no nosso passado, a tentação de nos imiscuir-nos na vida e atos de cidadãos, mormente, em matérias que competem à justiça e não ao Governo ou a partidos políticos esclarecer”, realça.

O Governo reitera que não enviou qualquer emissário e nem tem qualquer “assunto de Estado” para discutir com o governo venezuelano no que toca à extradição ou não do cidadão Alex Nain Saab Morán.

Adicionar um comentário

Faça o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB

PUB

To Top