Criada recentemente em Ribeira Grande, Santo Antão, a iniciativa literária “Social Biblioteca” começa a contribuir para alterar os hábitos de leitura no município.
Pessoas que não costumavam ler estão aderir à iniciativa de Risia Sequeira, um projeto pessoal de troca de livros e que pretende, através da paixão pelos livros, incentivar hábitos de leitura em Santo Antão. Os resultados estão à vista.
Sónia Santos não tinha hábito de ler. Com a “Social Biblioteca” começou a cultivar a leitura, não só por ter facilitado o acesso ao livro, mas também por disponibilizar livros com conteúdos que chamam a sua atenção. Um gosto que diz estar a amar e que pretende cultivar com mais frequência.
O mesmo acontece com Licinha Leite que diz que a “Social Biblioteca” fez com que retomasse as leituras após um período sem ler.
“Eu já tinha hábitos de leitura, mas estava um pouco adormecido. Com a “Social Biblioteca” estou a ler mais e não consigo parar. Devo dar parabéns à autora da iniciativa, pois está a conseguir cativar hábito de leitura nos jovens”, diz Licinha.
Desde a última vez que o A Nação esteve a conversa com Risia, o projecto cresceu muito. São cada vez mais pessoas que têm aderido à iniciativa, até mesmo de zonas distantes.
Agora o desafio é outro. Conseguir mais livros para enriquecer a “Social Biblioteca”. Para o efeito, a mentora do projecto lançou uma campanha permanente de doação de livros. É que, agora, o projecto procura mais livros.
A campanha decorre nas redes sociais da “Social Biblioteca” e da mentora Risia Sequeira. As doações podem ser feitas a partir de qualquer ponto do país ou do estrangeiro. Os interessados devem contactar as redes sociais da iniciativa ou pelo número de telefone 9753671, através do qual pode ser combinado o ponto de entrega ou envio dos livros.