A Comunidade Chã da Silva, no concelho de Santa Cruz, no interior de Santiago, beneficia de uma escola do ensino básico totalmente reabilitada. As obras de remodelação, ampliação e construção de uma placa desportiva, que custaram cerca de 53 mil contos, foram inauguradas na quinta-feira 20 de Agosto.
A representante da comunidade de Chã da Silva, Ana Isabel, mostrou – se satisfeita com s intervenções feitas na escola que tinha apenas quatro salas de aulas e que estava totalmente degradada, o que colocava em riscos a vida das crianças e de todas aqueles que trabalhavam naquele espaço.
“Hoje é um dia histórico e de muita alegria para todos. A comunidade celebra uma vitória e uma conquista que há muito tempo estávamos à espera. Agora temos que fazer a nossa parte, devemos de conservar este património”.
O presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, Carlos Silva, disse na ocasião que a inauguração dessa infraestrutura educativa “fica na história” do processo de ensino no município de Santa Cruz.
“Estamos diante de uma das “escolas mais bonitas” do país. Queremos que esta escola tenha o uso comunitário. Para além de aulas normais, queremos que seja um espaço de formação para pessoas ligadas à agricultura, pecuária e a todas as actividades ligadas ao sector da agro-pecuária”.
Por sua vez, o Ministro de Estado, dos Assuntos Parlamentares e Ministros do Desporto, Fernando Elísio Freire, que presidiu o acto de inauguração, afirmou que este investimento é algo que qualquer Governo deve fazer, para a melhoria da condição de vida da população.
“Trazer uma escola com estas valências, que vai ocupar de todo o ensino obrigatório, é igualar as oportunidades da criança de Chã da Silva com a que está no centro urbano da Praia ou em outros pontos do país, faz toda a diferença, permitindo a igualdade de oportunidades”.
O acto de inauguração contou ainda com a presença da Ministra da Educação Maritza Rosabal que garantiu que hoje o espaço está “completamente diferente” e com melhores condições para o processo do ensino e aprendizagem.
C/ Inforpress