Os utensílios têm como objectivo a recolha de garrafas de plástico, reduzindo a problemática da poluição por plásticos no oceano e sensibilizar a população para a importância de preservar e cuidar das nossas praias e dos nossos mares.
A informação foi avançada pelo Ministério da Economia Marítima, que acrescentou que as garrafas de plástico recolhidas nestes contentores, serão encaminhadas para a fábrica em Santo Antão que transforma plásticos em azulejos, que assume o compromisso de gerir e remover os plásticos com a frequência necessária.
Neste mesmo contexto, a empresa Cabo Verde Interilhas, enquadrado no seu programa de responsabilidade social e ambiental, fará o transporte deste plástico para Santo Antão de forma gratuita.
Os contentores foram colocados nas praias em 2019, no dia mundial dos oceanos, que se assinala a 8 de Junho. Acabaram por ser temporariamente retirados, devido à grande quantidade de lixo orgânico que estava neles sendo depositado, causando alguns constrangimentos, entre eles, o mau cheiro e a separação manual do lixo orgânico das garrafas de plástico, pelo que tiveram que ser readaptados.