As autoridades francesas querem que o Reino Unido suspenda a quarentena imposta aos viajantes, com origem em França, tendo adoptado medidas semelhantes, para mostrar que os britânicos também têm interesse em manter a livre circulação.
“Não podemos ficar impassíveis perante decisões unilaterais”, disse o secretário de Estado francês para os Assuntos Europeus, Jean-Baptiste Lemoyne, também responsável pelo Turismo, em entrevista ao Canal BFMTV, hoje divulgada.
Além do argumento de “coerência”, já que “uma fronteira tem de ser administrada da mesma forma, dos dois lados”, Lemoyne justificou a adopção de medidas recíprocas com a necessidade de ter peso nas negociações com o Governo britânico.
“Queremos pôr fim a esses obstáculos à liberdade de movimento o mais rápido possível”, mas, para isso, “as autoridades britânicas têm de ter interesse em tomar essa medida”, disse.
O governante francês lembrou que, por norma, dez milhões de britânicos viajam, anualmente, para França, apenas por motivos turísticos, pelo que a quarentena de 14 dias que Londres impõe a todos os que chegam de França – como de outros países europeus, como Portugal, Espanha, Bélgic
Para compensar, o Governo vai tentar prolongar a temporada turística, quer para os franceses, quer para estrangeiros.