A presidente do PAICV, Janira Hopffer, disse este sábado,15, que Mosteiros é um exemplo de como as Câmaras Municipais devem funcionar porque, conforme argumentou, o edil Fernandino Teixeira não foi um delegado do Governo para cumprir ordens, mas sim para defender os interesses dos munícipes.
“Mosteiros é exemplo do funcionamento das Câmaras Municipais porque ser presidente não foi e nem deve ser Delegado do Governo”, afirmou a presidente do PAICV ao presidir o acto de apresentação pública dos candidatos à presidência da Câmara e Assembleia Municipais daquele município, Fábio Vieira e Lúcio Fernandes Miranda, respectivamente.
“O autarca dos Mosteiros reclamou sempre que o seu município não foi tratado com dignidade”, disse Janira, apontando como exemplo a postura firme do edil Fernandinho Teixeira em relação à discriminação negativa na atribuição de recursos para mitigar os efeitos da seca e do mau ano agrícola. “Além de reclamar, mobilizou recursos e parcerias externas para proteger os mosteirenses”, reiterou.
Segundo acrescentou a líder do PAICV, com a pandemia do novo coronavírus, Carlos Fernandinho foi o primeiro autarca a mobilizar recursos para acudir à população, tendo criado um fundo de emergência para responder às necessidades locais.
Janira também insurgiu-se contra o facto de o Primeiro-ministro estar a inaugurar “todas as praças, calcetas, lombas, rotundas”, não porque essas obras não são importantes, mas porque não é o trabalho do Governo, mas sim dos presidentes das câmaras.
A visão do PAICV para o poder local funda-se numa boa governação e na transparência na gestão de fundos públicos, colocando os munícipes e os cidadãos como foco das prioridades, razão pela qual, segundo Janira, o PAICV apresenta-se às eleições de Outubro com “candidatos não só capazes, competentes, com dignidade e carácter para responder às expectativas da população, mas também com uma visão transformadora e progressista de cada um dos municípios”.
Para Mosteiros, Janira Hopffer Almada, salientou que o seu partido apostou na dupla constituído por dois jovens, mas com maturidade, capacidade e com visão para continuar a elevar o nome do município e o trabalho feito por Carlos Fernandinho Teixeira a quem, enalteceu e agradeceu, tanto pela forma como exerceu o poder, como o deixa, preparando o caminho para futuras vitórias.