A JPAI promoveu, na sexta-feira (14), um encontro entre jovens e os candidatos do PAICV à Câmara e Assembleia municipais de São Vicente, Albertino Graça e Leila Barros, respectivamente, nas próximas eleições autárquicas.
O encontro decorreu no auditório da Uni-Mindelo e teve como objectivo auscultar as propostas da candidatura direccionadas para a juventude nas eleições que se avizinham.
O encontro contou com uma plateia composta por pouco mais de 30 jovens, respeitando as medidas de segurança sanitária. Além dos candidatos do PAICV às autárquicas estiveram presentes o presidente da Comissão Política Regional do PAICV na ilha, Alcides Graça e o presidente da JPAI, Fidel Cardoso de Pina.
Durante a sua intervenção, Albertino Graça apresentou as linhas gerais da sua candidatura, assentes em alguns pilares, nomeadamente a governança municipal, urbanismo, protecção civil, coesão social, desporto, economia e emprego.
Da parte da plateia ficaram as preocupações em relação a necessidade de haver uma política de habitação social direccionada para jovens, a terceirização e descentralização de serviços camarários, políticas eficientes de incentivo ao empreendedorismo jovem e mais e melhores investimentos no sector desportivo.
Para JPAI o encontrou cumpriu os objectivos preconizados no que tange a adesão, a auscultação dos jovens e conhecimento da plataforma do PAICV direccionada para a juventude.
“O objectivo era ter um bom encontro, com um bom publico e numa sala onde pudéssemos cumprir ao mínimo as medidas de prevenção. Os objectivos preconizados foram alcançados, portanto era os jovens ouvirem os candidatos, mas também os candidatos recolherem alguns subsídios de jovens. A adesão cumpriu com as expectativas da JPAI, porque desenhamos este encontro para um público de 30 a 35 pessoas. Neste momento temos as medidas de prevenção a covid-19. Portanto não podemos estar a fazer grandes aglomerações de pessoas”, diz o presidente da JPAI-São Vicente, Odair Cruz.
Recentemente a JPAI apelou a um maior envolvimento da juventude na vida política activa do país. Questionado sobre a eventual inclusão de jovens nas listas do PAICV, quer para a câmara, quer para a assembleia, Odair Cruz falou sobre a grande expectativa da JPAI numa proposta de equidade etária.
“A JPAI propôs no último congresso do partido uma espécie de equidade etária que seria mais ou menos de 40% de jovens nas listas e estamos expectantes que esta candidatura irá abraçar muitos jovens porque apesar do candidato já não ser tão jovem assim, mas é uma pessoa que tem uma mente aberta e jovem. Esperamos que abrace muitos jovens para as listas porque jovens representam mais ou menos 63% de população em Cabo Verde. É importante envolver jovens para definir política para jovens”, concluiu.
JF