De visita a Santo Antão, Jorge Santos, presidente da Assembleia Nacional, deu a entender que Porto Novo precisa de um hospital. O centro de saúde daquela cidade já tem 20 anos e a infraestrutura e os meios de diagnóstico e tratamento já não respondem às necessidades da população.
Para Jorge Santos, é preciso refletir sobre as infraestruturas de saúde.
“Porto Novo é uma das cidades que mais crescem a nível nacional. Brevemente terá o seu aeroporto internacional, que irá potenciar o desenvolvimento do turismo, e o seu porto terá outras fases. É preciso pensar e reflectir o futuro. Porto Novo vai necessitar de uma estrutura de saúde com outro nível. Vale a pena pensar em uma nova estrutura de saúde para a cidade”, diz Jorge Santos após visita ao centro de saúde do concelho.
Santos, contudo, diz que é preciso saber se vale a pena investir no centro de saúde já existente ou pensar numa nova infraestrutura para Porto Novo.
A necessidade de um hospital no município já é uma reivindicação antiga dos munícipes e dos próprios profissionais de saúde do concelho que sentem falta de meios de diagnóstico e tratamento.
O presidente da Assembleia Nacional visitou ainda a Região Sanitária de Santo Antão e a Câmara Municipal do Porto Novo e enalteceu o trabalho que se tem feito no combate à Covid-19.
Jorge Santos prossegue a visita a Santo Antão nos concelhos do Paul e Ribeira Grande, onde participa de inaugurações de parques infantis e de lançamentos e requalificações de obras.
Ricénio Lima
Estagiário