A professora e directora da Escola Profissional das Tecnologias e Artes, na Cidade da Praia, Ana Rita Reis, entrou na corrida à Câmara Municipal da Praia nas eleições autárquicas de Outubro.
Anny Reis, como é conhecida, assume uma “candidatura da sociedade civil” e diz que, apesar de não haver ligações partidárias, esta não é uma iniciativa independente e sim comprometida com a sociedade e intimamente ligada aos anseios e às preocupações dos cidadãos praienses.
Tanto é que já congregou à sua volta uma ampla participação de munícipes, das mais diversas áreas de actuação, com o intuito de construir “uma equipa da sociedade civil”, para juntos resolver os problemas de habitação e desemprego jovem.
A candidatura foi lançada na plataforma “Candidaturas da Sociedade Civil”, mas a professora garante que a mesma já vem sendo preparada há algum tempo e que é, em parte, o resultado de um estudo que mostra que muitos munícipes já não se revêem nas candidaturas partidárias, como aliás ficou demonstrado na abstenção a volta dos 62% nas últimas eleições autárquicas.
Para já, a candidata promete apostar, sobretudo, na educação e formação dos jovens e munícipes, a fim de construir uma cidade mais segura, integrada e próspera.
O objectivo passa ainda por promover “mais interesse e participação” do cidadão pela vida política e pública do país, “incentivar as mulheres competentes a participarem na política e a conquistarem os cargos de liderança” e “libertar as pessoas do pensamento do medo e de perseguições” para exercer a cidadania sem comprometimento e ameaças.
“Praia é capital de Cabo Verde, sendo uma cidade cosmopolita pretendemos formar uma lista baseada na sua diversidade cultural, geográfica, política, religiosa e na origem dos seus residentes”, declara.
Anny Reis nasceu em 1978, no concelho de São Lourenço dos Órgãos, interior da ilha de Santiago. É mestre em Tecnologia de Informação pelo Instituto da Educação da Universidade de Lisboa e formada em Gestão de Projetos, Educação para a Liderança e Marketing e Comércio Internacional.
NA