A Cabo Verde TradeInvest em parceria com as Câmaras de Comércio de Sotavento e Barlavento, promove esta quinta-feira,12, uma formação sob o tema “Promovendo exportações através do AGOA e diversificação económica de Cabo
Verde”.
A iniciativa online, acontece esta quinta-feira, 13, às 10h, na plataforma Zoom.
A formação pretende impulsionar a exportação para o mercado dos Estados Unidos da América, através do African Growth and Opportunity Act (AGOA), uma Lei que promove o Crescimento e a Oportunidade de África através da exportação com isenção de direitos para os EUA, em vigor desde 2000.
A sessão será dividida por dois formadores, Kara Diallo, especialista do AGOA em representação do USAID na África Ocidental, e Karl Littlejohn, Diretor Adjunto do West Africa Trade and Investment Hub.
O primeiro tema vai focar-se nos critérios de elegibilidade do AGOA, documentos necessários e outros requisitos para exportar para os EUA para setores gerais. O segundo sobre formas como o Trade Hub pode co-investir em atividades que contribuam para criar novos empregos, gerar altos níveis de investimento privado, aumentar o valor das exportações e / ou vendas, capacitar mulheres e jovens e introduzir inovações.
O evento destina-se a Empresas Industriais (exportadores registados), Câmaras de Comércio que por sua vez irão remeter aos seus associados, Despachantes e outras entidades do setor.
O West Africa Trade Hub (Hub Comercial da África Ocidental) é um projeto financiado pela Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (USAID). Ao trabalhar em parceria com empresas locais do setor privado na África Ocidental, o Trade Hub procura catalisar o crescimento económico através de uma abordagem orientada para o mercado.
O Hub fornece assistência técnica e co-investimentos para promover o crescimento sustentável, aumentar a
competitividade e melhorar a segurança alimentar, com ênfase no empoderamento de mulheres e jovens.
A Administração da Cabo Verde TradeInvest e Embaixador EUA em Cabo Verde farão a abertura da formação, seguindo-se as apresentações dos especialistas do Trade and Investment Hub e sessões de perguntas e esclarecimentos.
A iniciativa conta com o apoio da Embaixada dos Estados Unidos em Cabo Verde, USAID (United States Agency for International Development) e a West Africa Trade and Investment.