PUB

Economia

Inscrições abertas para a 2ª Edição do Startup Challenge

O Startup Challenge é a 1ª Competição Nacional de Empreendedores que já está na sua 2ª edição. As inscrições para o concurso decorrem até 26 deste mês e a competição começa a 21 de Setembro.

O Startup Challenge foi desenvolvido para criar oportunidades de empreendedorismo e empregabilidade aos jovens cabo-verdianos com as idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos.

Segundo o Gestor da BIC, Diogo Moeda, não há um limite de inscritos, porém, depois irão ser selecionados no máximo 225 candidatos que irão entrar no concurso.

“As inscrições são online e os jovens que queiram participar poderão aceder ao site www.bic.cv para se inscreverem”, afirma.

Nesta 2ª Edição, considerando a situação atual, o Startup Challenge será essencialmente um concurso online.

“Iremos garantir o acesso gratuito à internet aos candidatos através de uma parceria com a Unitel T+. Entretanto, com a parceria estabelecida com o IEFP, estamos a prever a realização de algumas sessões presenciais (garantindo toda a segurança sanitária) na fase de elaboração dos Planos de Negócios”, explica o Gestor da BIC.

Startup Challenge conta com o apoio financeiro do Grão Ducado do Luxemburgo para a promoção do emprego decente entre os jovens cabo-verdianos em parceria com a BIC, que é uma incubadora de empresas que visa criar um ambiente favorável para o surgimento de empresas inovadoras e com alto potencial de escala.

Os objetivos

O concurso tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável do país, fomentando o empreendedorismo entre os jovens, dar visibilidade a iniciativas de jovens empreendedores e transmitir valores positivos do mundo empresarial, estimular o empoderamento e a mudança de mentalidades dos jovens e atrair uma maior atenção de potenciais investidores para as novas ideias dos jovens de Cabo Verde.

A primeira etapa é a Formação em Gerar a sua Ideia de Negócio (GIN) que permite analisar as ideias apresentadas, selecionando as que têm maior potencial. Em seguida vem a Formação em Planear e Iniciar o Negócio (PIN) que é para conceção do Plano de Negócios e por último o Bootcamp, em que os 10 Finalistas selecionados
terão as seguintes formações: Educação Financeira e Pitch (capacitar os formandos na forma de apresentar os seus projetos).

“Após seleccionarmos os vencedores, daremos início ao seguimento dos projetos com maior potencial através dos programas de incubação da BIC”, afirma Diogo Moeda.

Após a fase de candidatura, os trabalhos no âmbito do Startup Challenge iniciam no dia 21 de Setembro e o evento final para a seleção dos vencedores decorrerá no dia 10 de Dezembro.

Miriam Pires
*Estagiária

PUB

PUB

PUB

To Top