PUB

Cultura

Descendente cabo-verdiana estreia filme no Festival de Locarno na Suíça

O filme “Nha Mila” da descendente cabo-verdiana, Denise Fernandes, estreia esta sexta-feira,7 no Festival Locarno, na Suiça, na categoria “Pardo di Domani for the Future of Films”.

Segundo informações do Ministério da Cultura e das indústrias Criativas, o filme é uma co-produção entre Portugal e Suíça.

A curta metragem “inspira-se nas horas de escala condensadas em Lisboa a caminho de Cabo Verde” e Denise Fernandes acompanhou “Nha Mila” numa viagem de regresso a Cabo Verde, após 14 anos de ausência da sua terra natal, para visitar o irmão.

O filme foi produzido pelo “O Som e a Fúria”de Portugal e “Ventura Film”da Suíça contando ainda com a promoção internacional da Agência da Curta Metragem.

O festival internacional de Filmes do Locarno arrancou na quarta-feira,5 de Agosto e vai decorrer até o dia 15 do mesmo mês.

Sobre a realizadora…

Filha de pais cabo-verdianos, Denise Fernandes nasceu em Lisboa, em 1990, e foi criada no sul da Suíça.

Em 2011 graduou-se em realização e produção cinematográfica no Conservatório Internacional de Ciências Audiovisuais em Lugano (CISA) e no mesmo ano, a sua curta de diploma “Una Notte”estreou na 64ª edição do Festival de Locarno.

De 2011 a 2013 estudou realização na Escola Internacional de Cinema e TV (EICTV) de Cuba e dirigiu as curtas “Pan Sin Mermelada”nomeada no “Upcoming Talent no Solothurn Festival e Idyllium”e premiada no Festival Internacional de Winterthur.

Actualmente, a jovem está a preparar a sua primeira longa-metragem “Hanami, selecionada entre os 70 projetos para o Solothurn Talent Lab 2016, premiada como “melhor projeto de primeira obra” pela Sociedade Suíça dos Autores (SSA).

PUB

PUB

PUB

To Top